Brinquedos da Estrela que marcaram épocas




Anos 40

Desde a primeira boneca, a Estrela já produziu mais de 25 mil brinquedos diferentes, totalizando mais de 1,2 bilhões de unidades distribuídas em todo o País.

No ano de 1944 a Estrela abriu seu capital para o mercado, sendo uma das primeiras empresas no Brasil a se tornar uma sociedade anônima.

Na década de 40 apresentou o cachorro Mimoso, primeiro brinquedo de madeira com movimento e som fabricado no País, que fez grande sucesso na época. 

Logo depois vieram outras inovações como os jogos clássicos, Pega Varetas e Banco Imobiliário.


Bonecas, até o final dos anos 40 eram feitas em uma massa inquebrável, passaram a ser de plástico.


Anos 50

A primeira foi a Pupi, uma boneca articulada de polietileno lançada no início da década de 50, que "dormia e chorava". 


Em seguida vieram os bichinhos e bonecos de vinil, mais flexíveis, e mais indicados para crianças pequenas e bebês.

Anos 60

Nos anos 60 a linha foi ampliada com outros lançamentos inovadores, como a primeira boneca mecânica, a Gui Gui, que "ria" quando a criança abria e fechava seus braços e a Beijoca, que "soltava beijinhos".


A Estrela introduziu neste período outro conceito de grande sucesso entre a criançada: o de fashion doll, com a Susi - uma boneca que foi querida por diversas gerações de meninas brasileiras. Em 1985 ela deixou de ser fabricada, mas voltou a ser lançada em 1987. Ao todo mais de 20 milhões de unidades da boneca fizeram a alegria das meninas. Também é desta época a Amiguinha, que ficou famosa por seu tamanho de 90 centímetros, e que está de volta ao mercado em versão atualizada.


Outra inovação importante da Estrela foi o lançamento dos brinquedos elétricos. Um dos mais marcantes foi o Autorama, uma marca registrada da Estrela, mas que em razão do enorme sucesso, virou sinônimo de brinquedos de corrida de carros, com direito inclusive à citação no Dicionário Aurélio. O Autorama foi assinado por grandes corredores brasileiros como, José Carlos Pacce, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Rubens Barrichello.


Anos 70

Em 1970, a Estrela lançou, entre outros brinquedos, as bonecas Emília, do sítio do Pica-Pau amarelo, e o boneco que viria a se tornar o grande namorado da Susi: o Beto.


Outro sucesso da Estrela na década de 70 foram os brinquedos de ação como o Falcon, primeiro boneco para meninos. O grande sucesso desta linha foi Falcon Olhos de Águia, que movimentava os olhos através de um botão na sua nuca.


Em seguida veio a onda dos carros radio-controlados, que teve o Stratus como primeiro modelo, lançado em 1979.

Anos 80

Em 1980, mais um marco de pioneirismo: a chegada do Genius, conhecido na época como "o computador que fala", primeiro brinquedo do tipo no País.

A eletrônica também foi incorporada às bonecas, que passaram a ser mais interativas em modelos como a Amore, de 1986. Outras inovações surgiram nessa linha, como a Sapequinha, primeira a usar fibra óptica e foto sensor para "perceber" a aproximação da criança, e a Bela Palminha, que "cantava" quando suas mãos juntavam-se.


Em 1989, a Estrela expandiu suas atividades e inaugurou uma fábrica em Manaus, para onde destinou grande parte da produção de brinquedos de plástico.

Anos 90

á na década de 90, novas figuras de ação foram lançadas inspiradas pelo sucesso dos programas da TV, como o Comandos em Ação, o Batman, o Super Homem e a linha completa de Star Wars.

Anos 2000

Em 2001, a Estrela lançou o jogo "Show do Milhão" que vendeu mais de 1 milhão de unidades, em duas versões, motivando a Estrela a lançar a terceira edição do produto em 2002.


Neste mesmo período, reiterando sua aposta na produção nacional, a Estrela, na contramão de todo o setor de brinquedos inaugurou sua terceira fábrica, na cidade de Três Pontas, sul de Minas Gerais, gerando maior capacidade de produção para a marca.

Em 2006, a Estrela já contava com mais de 400 produtos em sua linha, que iam desde os brinquedos tecnológicos até os jogos, bonecas, brinquedos pré-escolares, figuras de ação, veículos rádio-controlados e a coleção Susi. Além disso, uma ampla variedade de jogos, como os tradicionais Banco Imobiliário, Jogo da Vida, Detetive e Combate.

Imagens: Mercado Livre / Uol / http://anacaldatto.blogspot.com.br
Adaptação e montagem JF Hyppólito

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...